sexta-feira, 30 de março de 2012

NO-BREAK - COMO FUNCIONA?

O No-break é um equipamento eletrônico, que no caso de queda ou perda parcial de energia, ele age como uma fornecedor de energia ao computador. A finalidade disso é para que haja tempo, do usuário salvar seus documentos, encerra o que estava a fazer e desligar o micro de forma correta, assim não causando nenhum dano. 

Seu funcionamento é básico, é uma forma de bateria que recarrega-se, no caso de falta de energia o equipamento começa a usar a carga que geralmente é de no máximo 20 minutos. O carregador de bateria produz uma corrente contínua, que o inversor transforma em corrente alternada de 120 volts o tempo todo.





Existe 4 tipos de No-break

 No-breaks Off-line (Standby) : Tem um custo mais baixo, recomendado para ambientes em que não há constantes quedas, no caso proteção mínima em relação a energia. Esse tipo de No-break demora um pouco mais para detectar a falta de energia, mesmo com o tempo milissegundos o que é quase impossível de perceber, pode afetar algumas peças do equipamento ou do sistemas.

No-Break linha interativa: Quando a energia está disponível ela passa pelos circuitos de filtragem, inversão e estabilização disponibilizando uma energia "limpa" na saída. No mesmo momento a bateria está sendo carregada pelo inversor, que fica sempre ativo. Quando há queda na energia o inversor inverte o sentido de operação e passa a alimentar a saída.

No-Break On-line Simples Conversão: Neles, as baterias são carregadas de forma contínua e o inversor fica constantemente ligado, retirando energia das baterias e fornecendo aos equipamentos. Além da questão do preço, os nobreaks online possuem uma baixa eficiência energética, devido à dupla conversão realizada.

No-Break On-line Dupla Conversão: Destinado à utilização em redes elétricas críticas, alimentando a equipamentos sensíveis, esta topologia é a que melhor atende a todos os requisitos de desempenho e confiabilidade, com a versatilidade da utilização de software de gerenciamento e/ou controle, através de interface.A característica fundamental deste tipo de equipamento é a geração própria e constante de uma energia pura.



Fonte: Relativamente Simples



quarta-feira, 28 de março de 2012

GIRASSOL ECOLÓGICO

 

Segundo a empresa, o produto usa tecnologia fotovoltaica. Isso significa que o método converte a radiação solar em eletricidade. O produto tem o formato realmente parecido com uma margarida.

A universalidade é um dos grandes destaques do Girassol Solar, já que ele oferece opções para o usuário recarregar o gadget a partir de uma entrada miniUSB para uma saída USB. A flor tem dez centímetros e fica sobre o topo de uma haste com 23 centímetros.

Já o vaso é equipado com uma bateria de lítio recarregável, com capacidade de 2500 mAh funciona como uma central de carregamento. Duas luzes são responsáveis por mostrar o status da bateria, que é capaz de carregar celulares, mp3, tablets, luminárias, entre outras coisas, segundo o XD Design.

O Girassol equipado com placas solares pode ser mantido sobre a mesa. Assim, além de recarregar os gadgets, ele também pode decorar o ambiente, como se fosse uma flor natural. Ele é feito de plástico e está disponível em preto, branco e verde. O equipamento está à venda pela internet por 78 dólares.


Fonte: Eco em Moda

segunda-feira, 19 de março de 2012

IMPRESSORA 3D MAIS PRECISA DO MUNDO

 
Na Universidade de Tecnologia de Viena, foi desenvolvido um protótipo de impressora 3D que é capaz de fazer modelos em escalada nanométrica. Isso mesmo, modelos mais finos do que um fio de cabelo. Seu sistema funciona com um laser de alta precisão direcionado por múltiplos espelhos permitindo assim a criação de um modelo 3D em um tipo de resina líquida especial para este uso. 



O que é importante e igualmente impressionante neste projeto é sua capacidade de fazer inúmeros detalhes em estruturas tão pequenas em um curto espaço de tempo. Assim para modelos maiores, esta velocidade de impressão será realmente fantástica - diz o professor Jürgen Stampfl do Instituto de Ciência dos Materiais e Tecnologia na TU Viena. "A velocidade de impressão utilizada pode ser medida em milímetros por segundo -. Nosso dispositivo pode fazer cinco metros em um segundo" Em dois fótons em litografia, este é um recorde mundial". O uso deste processo pode facilmente ser integrado a construção civil, medicina e na fabricação de modelos de alta tecnologia de forma simples e pelo visto, bem rápida.

Fonte: NATIVA TECNOLOGIA

quinta-feira, 1 de março de 2012

DISCOVERY AMEAÇA EMPRESA DE CARTÕES DE CRÉDITO



Os cientistas do programa Caçadores de Mitos¸ da Discovery Channel, gravaram um episódio apontando falhas de segurança na tecnologia RFID (*) utilizada nos chips de alguns cartões de crédito.

Entretanto, as bandeiras Visa e Mastercard, ao tomarem conhecimento sobre a produção do programa, ameaçaram a emissora de retirar totalmente os seus patrocínios caso o episódio fosse ao ar.


Parece-me que as ameaças das empresas foram bem mais fortes do que o interesse público e a verdade, pois o tal episódio não foi exibido pela Discovery em todo o mundo.


(*) RFID (do inglês, Radio Frequency Identification) ou Identificação por Radiofrequência é um sistema de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente. Essa tecnologia substitui os famosos códigos de barras.


Fonte: Clave